Parque Moinhos de Vento

Atualizado: 8 de Set de 2019

O Parque Moinhos de Vento, popularmente conhecido como Parcão, é uma área verde localizada no bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre.

Parque Moinhos de Vento - Parcão, em Porto Alegre.

O nome do Parque remonta ao século XVIII, quando o mineiro Antônio Martins Barbosa estabeleceu no local, em uma parte elevada da avenida Independência, o seu moinho de vento. Na época, o trigo era um produto de grande importância econômica para o povo da freguesia de Nossa Senhora de Madre de Deus, que se tornou cidade de Porto Alegre em 1822. Ainda hoje o estado do Rio Grande do Sul é um dos maiores produtores de trigo do Brasil. Em 1839, o cartógrafo Luís Pereira Dias confeccionou um mapa da cidade e registrou um ponto da zona, no local onde atualmente fica o Colégio Bom Conselho, como "Moinhos de Vento Velho".


Parque Moinhos de Vento - Parcão, em Porto Alegre.

A sede administrativa do Parque Moinhos de Vento fica na réplica de um moinho açoriano, cercado por um lago artificial que possibilita vida para uma fauna composta por peixes, tartarugas, jabutis, gansos e marrecos. O Parcão também conta com playground e com a Biblioteca Ecológica Infantil Maria Dinorah, a qual possui cerca de mil livros, inclusive títulos em braile. Existem hoje no local 1.538, de 117 diferentes espécies arbóreas, sendo o ipê-roxo, com 186 indivíduos arbóreos, a espécie com maior ocorrência. Em 2016, cerca de 100 mil pessoas se reuniram no parque durante os protestos contra o governo Dilma Rousseff e o local acabou virando palco de protestos subsequentes


Dos monumentos, o que mais se destaca é o criado por Carlos Tenius, em homenagem a Castelo Branco.

O monumento a Castelo Branco no Parque Moinhos de Vento - Parcão, em Porto Alegre.

O parque é um dos que abrigam as esculturas "I ❤ POA" (em uma tradução literal: "Eu amo POA), por iniciativa da empresa Melnick Even, a ideia é motivar as pessoas a declararem amor, orgulho e solidariedade à cidade de Porto Alegre. A escultura já virou atração e muitos porto-alegrenses e turistas já posaram para fotos e postaram nas redes sociais.

Escultura "I ❤ POA" no Parque Moinhos de Vento - Parcão, em Porto Alegre.

Que tal conhecer Porto Alegre e fazer a tua foto, também?!


Assine a nossa newsletter para ficar por dentro das novidades e conteúdos! Segue nas redes sociais e vem curtir Porto Alegre!


48 visualizações
Live com Mariana G
instagram: @poapubcrawl
Live com Eraldo Fernandez
instagram: @poapubcrawl
Live com Rebeca Salgueiro
instagram: @poapubcrawl

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Porto Alegre, RS 90050-002

info@discoverpoa.com.br

(51) 99182-0764

Espaço Discover POA é uma empresa de turismo alternativo situada em Porto Alegre. Somos os criadores do @poapubcrawl tour por bares, do Day Tour muito além do centro histórico, da Degustação de vinhos regionais na Calçada da Fama, entre outros. Reunindo em um só lugar o turismo, cultura, diversão e lazer.

© 2018 por Priscila Trelles para DISCOVER POA®. Todos os direitos reservados.