Parque Farroupilha

Atualizado: 8 de Set de 2019


Mais conhecido como Parque da Redenção ou simplesmente por Redenção, é o parque mais tradicional e popular da capital gaúcha.


Parque Farroupilha - Redenção, em Porto Alegre

Um local visitado por muitos porto-alegrenses nas horas de descanso, seja para praticar esportes, tomar sol ou confraternizar tomando chimarrão com a família e amigos. O perímetro do parque é definido pelas ruas Setembrina e Luís Englert e as avenidas Oswaldo Aranha, João Pessoa e José Bonifácio.


Pedalinho no Parque Farroupilha - Redenção, em Porto Alegre

O local onde hoje está o parque antigamente era a chamada Várzea do Portão, uma grande planície alagadiça próxima do antigo portão da Vila de Porto Alegre. Em 23 de fevereiro de 1807 a Câmara Municipal solicitou ao então governador da Capitania de São Pedro do Rio Grande do Sul, almirante Paulo José da Silva Gama, barão de Bagé, que fizesse a doação da Várzea para ser usada como logradouro público, bem como uma área de concentração para os rebanhos de gado trazidos para abastecimento local. Contudo, sua medição efetiva só seria realizada entre 1820 e 1825.


Parque Farroupilha - Redenção, em Porto Alegre

Em 1884 o logradouro teve seu nome alterado para Campos da Redenção, comemorando a precoce abolição da escravatura na cidade. Nesta época o parque já estava rodeado de edifícios por todos os lados, e em 1889 o intendente José Montaury teve a ideia de abrir alamedas em seu interior para um melhor ajardinamento, ao mesmo tempo em que queria vender áreas excedentes para custear as reformas, o que só veio a se concretizar mais tarde.


Parque Farroupilha - Redenção, em Porto Alegre, visto de cima.

Porém, uma grande parcela do parque foi ajardinada e embelezada por ocasião da uma grande exposição, que possibilitou a construção de um circo de touradas, uma pista de corridas de cavalos e o velódromo da União Velocipédica, estruturas que não sobreviveram por muito tempo. Outra parte já foi cedida em 1900 para a construção da Escola de Engenharia, e em 1911 foram postos a leilão diversos terrenos no lado sul. Um pouco mais tarde uma grande área foi perdida para a construção dos prédios de outras escolas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e do antigo Colégio Júlio de Castigos, concentrados no lado noroeste.


Recanto Oriental, no Parque Farroupilha - Redenção, em Porto Alegre

Em 1939 foram construídos o espelho d’água no eixo central e foi dada continuidade ao ajardinamento do parque. Os recantos Jardim Alpino, Jardim Europeu e Jardim Oriental foram implantados em 1941 por Arnaldo Gladosch. Após uma grande enchente em 1941 foi criado um recanto que recebeu o antigo chafariz francês de ferro fundido, que estava instalado na Praça Pereira Parobé, e que antes já havia estado na Praça XV de Novembro. Em 1953 foi inaugurado o Monumento ao expedicionário, obra do escultor Antônio Caringi, e em 1964, o novo Auditório Araújo Viana, projeto de Moacir Moojen Marques e Carlos Maximiliano Fayet.


Parque Farroupilha - Redenção, em Porto Alegre

Dos 69 hectares originais do parque, hoje restam 35,7, que abrigam árvores centenárias, ipês roxos e amarelos e possuindo 45 monumentos em seu interior.



Assine a nossa newsletter para ficar por dentro das novidades e conteúdos! Segue nas redes sociais e vem curtir Porto Alegre!

158 visualizações
Live com Mariana G
instagram: @poapubcrawl
Live com Eraldo Fernandez
instagram: @poapubcrawl
Live com Rebeca Salgueiro
instagram: @poapubcrawl

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Porto Alegre, RS 90050-002

info@discoverpoa.com.br

(51) 99182-0764

Espaço Discover POA é uma empresa de turismo alternativo situada em Porto Alegre. Somos os criadores do @poapubcrawl tour por bares, do Day Tour muito além do centro histórico, da Degustação de vinhos regionais na Calçada da Fama, entre outros. Reunindo em um só lugar o turismo, cultura, diversão e lazer.

© 2018 por Priscila Trelles para DISCOVER POA®. Todos os direitos reservados.