Comidas Típicas: Carreteiro

O carreteiro é um prato tradicional gaúcho bem popular e principalmente, bem simples. Nele vai, basicamente, cebola, tomate, carne e sal.

Comidas Típicas: Carreteiro @espacodiscoverpoa @pritrelles

O prato surgiu quando os carreteiros (transportadores de cargas) que atravessavam o sul do Brasil em carretas puxadas por bois coziam, em panela de ferro, uma mistura de charque picada (guisado) com arroz. Pela simplicidade, podia ser preparado pelo viajante solitário, que somente poderia comer um churrasco (que é feito de carne fresca) e depois de muitos dias de viagem, na próxima parada.

Sem uma geladeira, o carreteiro de carne de sol, que, no Rio Grande do Sul, é conhecida como charque (preparado nas charqueadas). Se mantinha conservada durante os muitos dias de viagem empreendidos pelo carreteiro transportador de cargas, seguia entregando suas cargas pelo menor trajeto até o destino.

Originalmente à base de charque e arroz e tradicionalmente preparado em panela de ferro, é um dos principais pratos da culinária gaúcha. Hoje em dia, as variações também contam com linguicinha, coração e frango.

Para fazer: 


Ingredientes:

meio quilo de charque (ou da carne de sua preferência - também podendo ser de cogumelos e vegetais)

1 colher (sopa) de óleo

1 cebola média picada

1 tomates picados

1 punhado de arroz por pessoa

sal a gosto


Modo de Preparo:

Aqueça a panela com o óleo e adicione a cebola. Deixe dourar um pouco e adicione a carne picada. Espere dourar e mexa. Adicione sal ou tempero a gosto e mexa. Coloque o tomate picado e deixe criar água. Mexa para não grudar e sentir o ponto do molho. Adicione o arroz, mexa e deixe fritar um pouco. Adicione água até tapar o conteúdo da panela. Vá adicionando água, mexendo e conferindo o sal. A quantidade de água vai depender de quão 'molhadinho' com molho tu prefere o carreteiro. Desligue o fogo e sirva. 


Aqui, gostamos de cozinhar um ovo por pessoa, picar temperinho verde e alho poró, Colocamos uma fatia de queijo muzzarela por baixo, adicionamos o carreteiro ao prato e por cima, colocamos um pouco de ovo picado, temperinho verde e alho poró. Alguns ainda gostam de queijo ralado e acompanhar com um pão de cacetinho (por isso, quanto mais caldo tiver, melhor!) e salada!

E aí? Quem tu vai chamar pra curtir a receita contigo? Curtiu? Bom apetite!


28 visualizações
Live com Mariana G
instagram: @poapubcrawl
Live com Eraldo Fernandez
instagram: @poapubcrawl
Live com Rebeca Salgueiro
instagram: @poapubcrawl

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Porto Alegre, RS 90050-002

info@discoverpoa.com.br

(51) 99182-0764

Espaço Discover POA é uma empresa de turismo alternativo situada em Porto Alegre. Somos os criadores do @poapubcrawl tour por bares, do Day Tour muito além do centro histórico, da Degustação de vinhos regionais na Calçada da Fama, entre outros. Reunindo em um só lugar o turismo, cultura, diversão e lazer.

© 2018 por Priscila Trelles para DISCOVER POA®. Todos os direitos reservados.