Cidade Baixa

Atualizado: 8 de Set de 2019

A CB, como é carinhosamente chamada pelos porto alegrenses, é o bairro mais boêmio da capital gaúcha, se caracterizando pela grande quantidade de bares e é conhecido por ser o preferido dos jovens e pra qualquer um que queira curtir a vida com um bom chopp ou bons drinks, música boa e comidinhas gostosas em qualquer um dos bares situados ali, principalmente nas ruas General Lima e Silva, República e João Alfredo.


Placa Cidade Baixa

Fica perto do Parque Farroupilha, também conhecido como "Redenção", uma das áreas mais arborizadas da capital gaúcha. Além disso, a proximidade do campus central da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) favorece a concentração de estudantes, intelectuais e artistas.


Movimento noturno no bairro

O povoamento da região do bairro, que fica ao sul dos antigos Altos da Matriz, começou no fim do século XVIII, quando foi aberta a Rua do Arvoredo. Nas décadas seguintes foram surgindo a Praia do Riacho (Washington Luís), a Varzinha (Demétrio Ribeiro), a Rua da Figueira (Coronel Genuíno) e a Rua da Olaria (Lima e Silva). Em 1845 foram abertas a Rua da República e Avenida Venâncio Aires, foi prolongada a Rua da Margem e foi urbanizado o Caminho da Azenha.


Barzinhos na rua

Em 1856 a Câmara propôs o arruamento de uma grande parte da região, com o rápido crescimento da população por ali. Os planos não ocorreram como o planejado, e boa parte da Cidade Baixa ficou desabitada por vários anos, principalmente o trecho do antigo Arraial da Baronesa entre as atuais ruas Venâncio Aires e da República. Era um terreno baixo e acidentado, cortado por árvores e capões, que dificultavam o trânsito e facilitavam os esconderijos, abrigando tanto escravos fugidos quanto bandidos.


Cidade Baixa

No século 19, o bairro era conhecido como Arraial da Baronesa, por fazer parte da vasta extensão de terras da Baronesa cuja residência principal ficava localizada onde hoje funciona a Fundação Pão dos Pobres. Outras propriedades rurais que utilizavam mão de obra escrava também faziam parte da região. Na década de 1960 uma lei cria oficialmente o bairro Cidade Baixa, que atualmente é conhecido por sua grande variedade de bares, restaurantes e boates.


Carnaval da Cidade Baixa atualmente.

A implantação das linhas de bonde de tração animal no Caminho da Azenha e na Rua da Margem contribuiu para a urbanização do local. Em 1880 novas ruas foram inauguradas, como a Lopo Gonçalves e a Luiz Afonso. A atual Rua Joaquim Nabuco também foi oficialmente aberta nessa época, sendo anteriormente conhecida como Rua Venezianos porque se acredita, embora não se possa comprovar, que era a sede do famoso grupo de carnaval, com o mesmo nome.


Fato é que o carnaval da Cidade Baixa era reconhecido e prestigiado na época, com destaque para os coros que movimentavam as ruas. No último Carnaval, mais de 10 blocos saíram na Cidade Baixa.



Assine a nossa newsletter para ficar por dentro das novidades e conteúdos! Segue nas redes sociais e vem curtir Porto Alegre!

18 visualizações
Live com Mariana G
instagram: @poapubcrawl
Live com Eraldo Fernandez
instagram: @poapubcrawl
Live com Rebeca Salgueiro
instagram: @poapubcrawl

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Porto Alegre, RS 90050-002

info@discoverpoa.com.br

(51) 99182-0764

Espaço Discover POA é uma empresa de turismo alternativo situada em Porto Alegre. Somos os criadores do @poapubcrawl tour por bares, do Day Tour muito além do centro histórico, da Degustação de vinhos regionais na Calçada da Fama, entre outros. Reunindo em um só lugar o turismo, cultura, diversão e lazer.

© 2018 por Priscila Trelles para DISCOVER POA®. Todos os direitos reservados.