20 de setembro e a Revolução Farroupilha

A Revolução Farroupilha foi uma das revoltas por liberdade no Brasil da época do Império, no século 19. O movimento começou em protesto aos impostos altos cobrados no charque, no sal e em outros produtos da região Sul, protestando pela independência do governo central. Algumas pessoas dizem ter sido uma guerra civil, por ter colocado os gaúchos uns contra os outros, iniciada pelos grandes proprietários rurais (estancieiros). O Império além de cobrar impostos das propriedades urbanas, decidiu cobrar impostos sobre as propriedades da zona rural. Por isso os farroupilhas, liderados por Bento Gonçalves, tomaram o poder em Porto Alegre, no dia 20 de setembro de 1835, expulsando o presidente da província e empossando o vice começando um período inédito nas revoltas brasileiras, quando pela primeira vez os ditos rebeldes conseguem implantar uma República.

20 de setembro e a Revolução Farroupilha

O governo Bento Gonçalves teve seis ministérios, serviço de correio, tratados com outros países (o Uruguai, por exemplo) e uma polícia própria. Sem ideias liberais, ou tentativa de qualquer mudança social. Ficou caracterizado como uma ditadura, reprimindo duramente qualquer opinião contrária.

A Revolta acabou com um tratado de paz em 1845, entre os revolucionários e Duque de Caxias. Parte do "fracasso" da república farroupilha foi pela não aceitação da população do Rio Grande do Sul. Porto Alegre já sendo uma cidade comercial, não tinha apoiadores para guerra, por sempre haver pilhagens e muito prejuízo para todos.

Embora tenha sido uma guerra fracassada, a história mais contada (e por esse motivo também, comemorada como feriado hoje) foi estabelecida em 1947, com a criação dos Centros de Tradição Gaúcha (CTG). Depois da Segunda Guerra Mundial, começou no Rio Grande do Sul um movimento de valorização da terra e origens. O que hoje é mais conhecido como bairrismo, pela exaltação de tudo referente à cultura gaúcha, com símbolo de identidade, mudando toda a história, colocando os rebeldes como heróis e fazendo o mês de setembro inteiro de comemoração, em todo o estado mas principalmente na capital gaúcha, Porto Alegre, no Parque Harmonia, com o acampamento farroupilha, onde basicamente consiste em um acampamento 24h durante todo o mês, para tradições gaúchas, como Churrasco, chimarrão, laçadas e aberto à visitação, com desfile dos CTGs.

Live com Eraldo Fernandez pt 2
instagram: @poapubcrawl
Live com Rebeca Salgueiro pt 2
instagram: @poapubcrawl
Live com Rebeca Salgueiro
instagram: @espacodiscoverpoa

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Porto Alegre, RS 90050-002

info@discoverpoa.com.br

(51) 99182-0764

Espaço Discover POA é uma empresa de turismo alternativo situada em Porto Alegre. Somos os criadores do @poapubcrawl tour por bares, do Day Tour muito além do centro histórico, da Degustação de vinhos regionais na Calçada da Fama, entre outros. Reunindo em um só lugar o turismo, cultura, diversão e lazer.

© 2018 por Priscila Trelles para DISCOVER POA®. Todos os direitos reservados.